Transmissor de FM alimentado pela rede elétrica

Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico da figura acima é de um pequeno transmissor de FM que tem a vantagem de ser alimentado pela rede local sem o uso de um transformador. Esta característica torna o sistema adaptável para ser camuflado como uma caixinha de fonte que pode ser colocada em qualquer tomada.

Evidentemente, levando em conta que não existe isolamento do circuito em relação à rede, que o circuito não pode ser manipulado quando estiver ligado, sob o perigo de ocorrerem choques elétricos. Por isso, o montador deve ser experiênte e, mesmo assim, ser muito cauteloso. O aparelho deve ser instalado em uma caixinha plástica e a antena consiste num pedaço de fio de 10 a 20 cm de fio encapado.

A bobina L1 consiste em quatro espiras de fio comum sem núcleo em forma de 1 cm de diâmetro.

Como a fonte é de meia onda, ligações bem curtas devem ser feitas em todos os pontos do aparelho para que não ocorra zumbidos na transmissão.