Transmisor de FM de 18w

Aqui é um transmissor para a faixa de FM comercial fornece até 18 watts de potência. O envio de um sinal de áudio padrão 1 Vpp, que pode vir de um mixer ou fase de codificação de som, este sistema pode cobrir uma aldeia inteira de meio casas baixo ou um bairro inteiro em uma cidade. Se mais de potência desejado pode ser construído e interconectado estágios de saída para aumentar a área de cobertura da estação.
Antes de continuar esclarecer que este transmissor (com ou sem amplificadores) requer autorização estatal para operar legalmente.
Uma vez que o diagrama electrónico é demasiado grande para ser colocado na tela decidimos fragmentando-se em dois, de modo a ser visto, sem a necessidade de se mover de um lado ao outro da tela. O ponto onde vamos cortar apenas dois drivers (representado por A e B), que são marcados com setas.




diagrama completo



                     As bobinas e choques deve ser feita de acordo com a seguinte tabela:

L13 voltas no ferrite de 5x10mm
L23 voltas no ar 9 milímetros (10 mm de comprimento)
L31 Voltar no ar 12 milímetros
L44 voltas no ar 9 milímetros (12mm de comprimento)
L52,5 voltas no ferrite de 5x10mm
L61 Voltar no ar 12 milímetros
L72,5 voltas sobre o tipo de ferrite HF 10x5mm
L83 voltas no ar 9 milímetros (8mm de comprimento)
L91 Voltar no ar 12 milímetros
L102,5 voltas no ferrite de 5x10mm
L112,5 voltas no ferrite de 5x10mm
L12Liga o ar 7 9 milímetros (19mm de comprimento)
L133 voltas no ar de 13 mm (sete milímetros de comprimento)


O condensador variável ligado ao colector do transistor BF199 para ajustar a frequência de transmissão do circuito. Potenciômetro de 2K2 (que é linear) serve sintonia fina. Uma vez que a frequência de saída deve ser ajustada para calibrar condensadores variáveis ​​seguindo as etapas restantes do transmissor. Lembre-se que essas definições são feitas a partir do capacitor da esquerda para a da direita. Lembre-se de que as configurações iniciais é apropriado para realizá-los com cargas fantasmas e não a antena final para evitar a interferência de outras estações.
No que diz respeito ao circuito de alimentação de 14V e 15W 2.5A fornece, ao mesmo tempo, com 18W 18V 3.5A e proporciona, em todos os casos, a fonte deve ser estabilizada.
O circuito tem de ser construída com um epóxi impresso com a face superior (componentes) destinadas às faixas de interligação e o fundo (solda) para o plano de terra.
Não temos o desenho do PCB. Se alguém constrói este transmissor gostaria de receber e-mail, envie-nos o desenho da plaqueta.
Transistores 2N3924, 2N4427 e BLY88 deve ser montado com dissipadores de calor adequados. Neste tipo de componentes usados ​​dissipadores de calor em forma de estrela circular. No caso dos transistores 2Nxxxx o tamanho ideal é 20mm de diâmetro por 10 milímetros de altura, enquanto que para o BLY88 deve ser de diâmetro 75 milímetros de altura por 100 mm. É obrigatório o uso de graxa de silicone para otimizar transistor de transferência de calor a sua dissipadores de calor. Lembrar que o calor excessivo (uma parte da instabilidade de saída) pode causar danos aos componentes.