Estação Pirata de FM

Este sistema transmissor opera com uma tensão de 12V que pode vir de uma bateria de moto ou carro, já que pilhas comuns não teriam uma boa durabilidade, dado o consumo.
O mixer possui 4 entradas que são destinadas a diversas fontes de sinal como: E1 (fonocaptor ou cabeça gravadora), E2, E3 e E4 para fontes de sinais mais intensos como toca-discos, tape-decks, microfones, etc.
Os resistores são todos de 1/8W salvo especificação e os capacitores eletrolíticos são de 16 V, sendo os demais cerâmicos. Para melhor apresentação, sugerimos a utilização de potenciômetros deslizantes.
Os trimmers são de 2-20pF ou 3-30 pF e L é formada por 4 espiras de fio 16 AWG com diâmetro de 1cm. O transistor 2N2222 deve ser montado num pequeno radiador, XRF é formado por 70 voltas de fio esmaltado 32 (fino) num resistor de 100K x 1/2 W. A antena depende das possibilidades de cada um, podendo consistir numa vareta telescópica de 1 m de comprimento. A operação deste aparelho está restrita a curta distância em ambientes fechados, por motivos legais. A instalação do circuito deve ser feita em caixa de metal devidamente aterrada.
Clique na imagem para amplia-la.