CONSTRUIR SUA PRÓPRIA EMISSORA DE FM

Vamos mostrar-lhe como construir um transmissor de FM de longo alcance a um custo mais baixo do mundo. Este transmissor funcionará realmente se você construí-lo com atenção e siga todas as informações honestamente. Como nós prometemos oferecer isso para todos os membros da lista de lista de rádio pirata, estamos publicando agora os detalhes técnicos completos da seguinte transmissor FM. Nós pedimos que você por favor envie-nos o seu comentário para que, no futuro, podemos dar-lhe mais e mais sem fio e de outros projetos de forma gratuita. Se recebermos bastante feedback, o que certamente irá incentivar-nos a desenvolver novos projetos para você. 

Aqui está a especificação do transmissor:

*1. N º de estágios: 4
*2. Frequência de operação: Sobre 100MHz
*3. Tipo de antena: dobrados 300 ohms dipolo.
*4. Faixa obtido em espaço livre: Até 4 km com antena dipolo de 30 pés acima do nível do solo. Mais alcance com antena Yagi. 

Diagrama do circuito do transmissor

O transmissor é construído sobre uma placa de circuito impresso . Esta placa usa indutor pista para L1 , L2 e L3 parte . A seção construída em torno de Q1 é a seção do oscilador. Frequência de oscilação é determinado pelo L1 , C4 e C5 , que forma o reservatório . Na verdade C5 é o condensador de realimentação . Isto é necessário para sustentar a oscilação. Isto também influenciar o funcionamento do tanque formado por L1 & C4. Modulação é aplicado diretamente sobre a base de Q1 através de C2. Um microfone é ligado aqui para servir a esse propósito . Você pode alternadamente alimentar de áudio direto aqui depois de desligar o microfone polarização R1 resistor. Q2, Q3 e Q4 aumenta gradualmente a potência de saída até ao nível desejado . 

Como a maioria dos indutores são PCB gravado, não há praticamente muito pouco desvio de freqüência desde que você use uma fonte de energia livre altamente regulado e ondulação . 

De saída de RF a partir do transmissor é feita a partir da junção de C11 e C12. Este é desequilibrado saída de cerca de 75 ohms de impedância. Mas um dipolo dobrado é uma antena de tipo equilibrado de cerca de 300 ohms de impedância . Então, nós precisamos usar a ' equilibrada para UNbalanced transformador ' ou ' BALUN ' . Um tipo 1:04 BALUN é aqui empregue para este propósito. Ligação da antena é tomada a partir deste BALUN através de um plano ohms cabo de alimentação 300 paralelo comumente usado em televisão para receber transmissão terrestre. Nenhuma CoAxia é usado para alimentar antena. Isso economiza custos. Também um cabo alimentador paralelo proporciona muito menos perda de sinal em comparação com um coaxial. 

Projeto de BALUN

O BALUN é feita através de um binóculo dois furos ferrite, como mostrado acima. Você precisa usar o fio gêmeo isolado paralelo para construir isso. Este fio é utilizado para enrolar transformador BALUN de TV. Se você quiser se livrar dessa, então compre um balun TV ready-made, que geralmente é usado na parte de trás do seu aparelho de televisão para fazer a interface com fio de alimentação. 

Se você prefere construir este mesmo, o diagrama do circuito é dada acima. Você precisa construir com cuidado que manter em mente sobre o "sentido" e "direção" de voltas. Veja, há quatro bobinas. Duas bobinas na seção superior, que são o vermelho eo azul, obrigado a ser ferida no lado esquerdo do BALUN e os restantes dois (azul e vermelho) na metade inferior a ser ferida no lado direito. Conexão marcado 'A' e 'B' para o lado esquerdo do circuito é obrigatórios para ser ligado ao circuito impresso, no ponto indicado. Como antena dipolo é o tipo equilibrado, assim você não precisa se preocupar com a sua conexão. 

PCB detalhes do projeto

O transmissor é construído em um único PCB lados. Como mencionado anteriormente, esta PCB tem um número de indutores gravadas. Por esta razão, você precisa construir com muito cuidado o PCB, como mencionado abaixo. 

O desenho do lado de cima é o cobre e é mostrado abaixo do plano de montagem do componente. 


Detalhada lista de peças:

Acredite ou não, um 2N2369 da Philips, usado na seção de amplificador de potência final, pode dar tanto do intervalo. 

RESISTORS 
*R1 - 22K 
*R2 - 100K 
*R3, R7, R9 - 1K 
*R4, R8 - 100E 
*R5 - 390E 
*R6 - 330E 
*R10 - 15E 
*R11 - 10K

CAPACITORS 
*C1, C3, C10 - 1n 
*C2 - 100n 
*C4, C8, C9 - 47pF 
*C5, C11 - 10pF 
*C6 - 100uF/25V eletrolítico 
*C7 - 100pF 
*C12 - 3pF

TRANSÍSTOR 
*Q1, Q2, Q3 - BC548 
*Q4 - PN2369 (invólucro plástico) ou 2N2369 (Metal caixa)

MISC. 
*L3 - 7 voltas, arame 22SWG, 3mm ID, Primeiro ferida, núcleo de ar. 
*Dois buracos binocular BALUN núcleo, fio BALUN, 300 ohms TV cabo alimentador, 
*JP1 para JP5 - Todos os fios de ligação em ponte.